Pixel do Facebook
Close

5 de março de 2018

7 vantagens de alugar galpões logísticos

galpões logísticos

Os galpões logísticos são uma alternativa interessante para que as empresas consigam operar com eficiência e dinamismo.

Esses espaços são destinados para a armazenagem e distribuição de produtos. Ali são organizados os estoques, de forma a facilitar a movimentação de materiais e o despacho para seu destino final.

Além do aluguel, existem as opções de construir e comprar galpões logísticos. Há também o serviço de armazenagem terceirizado, tema que já tratamos aqui em nosso blog.

Por que é vantajoso alugar galpões logísticos?

Neste artigo, vamos tratar exclusivamente da locação de galpões logísticos e explicar para você por que é vantajoso fazer essa opção.

1. Valores mais acessíveis

Construir ou comprar um galpão exige que a empresa faça um alto investimento para aquisição de um imóvel ou terreno. Já o aluguel tem um custo mensal fixo, o que permite programar as despesas sem necessitar de um grande aporte imediato.

2. Facilidade de ocupação

Ao optar pelo aluguel de galpões logísticos, as empresas também se beneficiam com o ganho de tempo. Afinal, é possível encontrar imóveis bem localizados e prontos para serem ocupados. Não é preciso fazer reparos, apenas se instalar ali, o que caracteriza um excelente custo-benefício.

3. Proximidade com o mercado de atuação

Outra vantagem de alugar galpões é poder estar próximo do seu mercado de atuação e de grandes centros consumidores. Ainda que a sede da empresa não esteja ali, o seu setor logístico pode estar, o que ajuda a reduzir os custos de transporte e agilizar as operações de distribuição, mantendo o mercado sempre abastecido e prazos cumpridos. Esta é uma boa estratégia de gestão de armazenagem logística.

LEIA MAIS: Quais as principais empresas de logística do ABC?

4. Ganho de espaço

Ao migrar o setor de logística para um galpão alugado a empresa ainda tem a vantagem de poupar o seu espaço físico, podendo expandir outros setores da organização.

5. Estrutura mais moderna

Boa parte dos galpões logísticos disponibilizados para aluguel é construído com uma estrutura moderna e planejada especificamente para atender às necessidades desse setor. Por isso, as empresas contam com um layout de armazém apropriado para suas operações logísticas, possibilitando cumprir cada uma delas em menor tempo sem perder qualidade.

6. Descentralização das operações

Com o setor de logística instalado em outro local, a empresa consegue descentralizar as suas operações. Isso facilita o controle e a organização interna, já que esse importante setor terá o seu próprio espaço para atuar com mais eficiência.

7. Flexibilidade

Como dissemos no item 3, ao fazer a locação de galpões logísticos a empresa pode estar mais próxima do mercado onde atua e expandir essa atuação para outras localidades, migrando apenas o setor de logística para lá. Com isso, ela ganha também em flexibilidade, já que não fica restrita a uma localidade por causa do imóvel próprio.

Locação de galpões logísticos em plena expansão

De acordo com consultorias imobiliárias especializadas, os galpões logísticos para aluguel somaram 38,9 milhões de m² no Brasil em 2017. Isso mostra que investir nesse tipo de negócio é realmente uma boa alternativa para as empresas.

Outra dado interessante vem da Buildings – Pesquisa Imobiliária Inteligente, referente ao segundo trimestre de 2016. Dos 17.915.591 m² de condomínios de galpões industriais e logísticos existentes no Brasil, 77% deles estão na região Sudeste. O destaque é o Estado de São Paulo, que detém 10,6 milhões de m².

LEIA MAIS: Empresa de armazenagem e distribuição em São Paulo

Você viu nesse artigo algumas vantagens que essa prática pode oferecer. O aluguel de galpões logísticos traz impactos financeiros, organizacionais e estruturais, sem contar que ainda possibilitam ações estratégicas para que a empresa possa conquistar novos mercados, o que é sinônimo de crescimento e lucro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *