Pixel do Facebook
Close

2 de outubro de 2017

Armazenagem de produtos acabados em São Paulo

Armazenagem de produtos acabados em São Paulo

Recentemente, venho percebendo que aumentou a busca por armazenagem de produtos acabados em São Paulo. Em conversa com outros pares do mercado, quis entender o porquê. Será este um problema no mercado logístico?

Sabemos que todos os materiais utilizados no processo de fabricação dos mais variados produtos precisam estar estrategicamente armazenados, pois isso garante a otimização da produtividade e evita erros ou atrasos durante as etapas.

Porém, depois de finalizado, o produto também precisa ser destinado para um espaço no qual ficará estocado até seguir para o seu destino final. E isso precisa ser feito da forma correta, o que nem sempre acontece.

Por isso, resolvi escrever este artigo, porque detectei que alguns fatores precisam de maior atenção das empresas e indústrias para que a armazenagem de produtos acabados seja uma solução, e não uma dor de cabeça.

A boa localização do parceiro logístico ajuda?

O primeiro ponto que vamos abordar é justamente um daqueles quem nem sempre são priorizados e acabam sendo esquecidos. Trata-se da localização do parceiro logístico, um ponto-chave para agilizar o processo de distribuição dos produtos.

Quando a produção é destinada para um parceiro logístico, é preciso compreender que, neste caso, trata-se de uma extensão da estrutura da empresa. Ou seja, de uma forma indireta o espaço disponibilizado pelo parceiro passa a fazer parte do fabricante também.

VEJA TAMBÉM: LOGÍSTICA INTEGRADA, COMO FUNCIONA?

Por isso, é tão importante que a sua localização seja estratégica, com boa acessibilidade e facilidade de tráfego. Em alguns casos, também é preciso avaliar a proximidade dos clientes que vão receber as cargas.

E por que isso é importante? Bem, vamos pensar na armazenagem de produtos acabados em São Paulo, uma grande metrópole com muitos problemas de trânsito, má infraestrutura, excesso de veículos e dificuldade de acesso em certas regiões.

Para as empresas que atuam em São Paulo e região metropolitana, é essencial que se consiga otimizar o tempo gasto com o transporte de produtos, para que seja possível reduzir também os custos. Ou seja, a localização estratégica é fundamental em qualquer cidade, ainda mais em São Paulo, não é mesmo?

Então, para que seja possível escoar a produção com maior facilidade, o parceiro logístico precisa estar bem posicionado geograficamente. O que significa estar próximo a grandes vias de acesso, rodovias e portos.

Assim, será mais fácil realizar o transporte, com agilidade nos deslocamentos, o que nos faz ganhar tempo e otimizar essa etapa. Desta maneira, a boa localização do parceiro logístico auxilia na prevenção de problemas como:

  • Exposição prolongada do produto: que ficaria circulando por muito tempo e sujeito a roubos de carga.
  • Ocorrência de danos: quando os produtos são transportados em longas distâncias isso pode aumentar as chances de avarias com a carga.
  • Investimentos altos: afinal, o tempo gasto com o transporte de produtos também implica em despesas, e ninguém quer ter custos extras.

Armazenagem de produtos acabados: fatores importantes

Como você viu, a localização do parceiro influencia muito na logística dos produtos acabados, e isso gera impactos positivos para a produtividade e distribuição.

No entanto, não é apenas a localização que precisa ser observada ao escolher o seu parceiro logístico.

Veja a seguir outros fatores que também precisam ser considerados na escolha, para que a estocagem de produtos acabados seja feita de forma adequada e vantajosa.

Segurança

A falta de segurança é uma realidade em qualquer lugar, até mesmo nas cidades menores. Por isso, é fundamental nos prevenirmos de todas as formas, garantindo proteção ao nosso patrimônio.

Então, verifique o espaço onde os produtos acabados ficarão armazenados. Analise se o local é seguro, se tem equipe especializada e seguros que garantam a proteção.

Organização

Outro ponto fundamental é a organização, tanto do espaço como do sistema adotado para controle logístico. Seu parceiro precisa ser muito profissional para que erros não sejam cometidos durante os processos.

Comprometimento

Seu parceiro logístico também deve estar comprometido, para que todas as etapas programadas sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido. Ele faz parte dos processos de sua empresa, e por isso, deve se empenhar em fazer um bom trabalho.

Regularização

E, para finalizar, outro ponto importante é a regularização do trabalho do parceiro. Ele deve estar em dia com a legislação vigente, respeitando todas as exigências dos órgãos regulamentadores e fiscalizadores.

Além disso, também precisa manter uma frota rigorosamente inspecionada e que atenda aos requisitos de segurança para execução dos trabalhos. Ela precisa receber manutenção constante para evitar problemas, acidentes ou danos aos produtos.

Com tudo isso, podemos dizer que o seu parceiro logístico tem um papel fundamental na armazenagem de produtos acabados. Então, faça a escolha certa, observando com cautela todos os detalhes para que essa parceria realmente seja de sucesso e vantajosa para ambos os lados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *