Pixel do Facebook
Close

17 de setembro de 2018

Conheça as vantagens do serviço de armazenagem temporária de materiais

Redução dos custos, aumento da produtividade e necessidade de aproveitar melhor os espaços físicos fizeram com que muitas empresas buscassem por serviços de armazenagem temporária de materiais.

Isso incluir a recepção de produtos no armazém, carregamento e estoque, inclusive de produtos que necessitam de ambientes apropriados e específicos.

Atualmente, os custos logísticos com armazenagem temporária de itens são vistos como um investimento a curto e médio prazos, já que permitem que as empresas guardem em um local seguro matérias-primas, mercadorias e outros produtos, facilitando a organização e garantindo maior produtividade no dia a dia.

No entanto, para garantir a eficiência, a armazenagem temporária de materiais e produtos deve ser realizada de forma estratégica e gerenciada por uma equipe altamente qualificada.

É importante que a empresa parceira utilize métodos específicos para identificação desses materiais – os mais utilizados, os inflamáveis, entre outros – para facilitar a entrada e saída dos itens.

Além disso, é importante contar com sistemas e soluções administrativas que permitam o controle dos estoques em tempo real e, claro, a gestão dos materiais ali armazenados. Isso garante que a empresa possa controlar tudo o que estiver guardado e, também, permite manter a integridade e qualidade dos itens armazenados.

LEIA MAIS: Como fazer uma boa gestão de armazenagem logística?

Sistemas de armazenamento temporário

Um armazém temporário também deve contar com equipamentos e estrutura física adequados, preparados para receber os mais diversos tipos de materiais.

Além disso, o local deve ter um estoque controlado, que permita fácil acesso para que as pessoas possam encontrar o que procuram com rapidez e, também, retirá-los sempre que necessário.

Ao optar por um serviço de armazenagem temporária, é importante ter em mente a funcionalidade.

Atualmente, o mercado oferece os mais diferentes sistemas de armazenagem, que variam bastante de acordo com o tipo de material utilizado e a necessidade do cliente.

Abaixo, separamos alguns dos sistemas mais utilizados. Confira!

Porta-paletes: permite a armazenagem de materiais de forma vertical. O sistema exige a utilização de empilhadeiras para que as estruturas superiores possam ser alcançadas, sendo ideal para o armazenamento temporário, já que permite movimentações de forma simples, sem a necessidade de mexer em outras cargas.

Racks: estruturas de metal utilizadas para otimizar espaços, já que permitem que mais itens sejam armazenados em um mesmo espaço físico.

Mezanino: esse tipo de estrutura permite a verticalização dos espaços, sendo conhecido pela sua elevação. Ou seja, é possível estocar itens em dois andares: no mezanino e abaixo dele. Outra vantagem é que prateleiras podem ser adicionadas no espaço, otimizando ainda mais o ambiente.

 

Vantagens da armazenagem temporária de materiais

O armazenamento eficiente dos materiais permite que os processos sejam agilizados. Para isso, as empresas de serviços logísticos contam com sistemas específicos, tecnologias e ferramentas de monitoramento que facilitam a rotina das empresas e garantem a qualidade dos produtos, além de trazer outros inúmeros benefícios.

Entre os principais podemos citar:

  • Melhor aproveitamento do espaço;
  • Redução dos custos;
  • Monitoramento e fiscalização dos processos;
  • Monitoramento dos estoques e dos produtos;
  • Redução de perdas e problemas;
  • Rápido atendimento e facilidade de identificação dos materiais;
  • Facilidade na gestão dos materiais.

Em outras palavras, os serviços de armazenagem temporária de materiais devem facilitar as atividades de todos os setores de uma empresa, garantindo não apenas a organização empresarial, como também maior produtividade e eficiência.

Armazenagem é uma das soluções oferecidas pela Lotus Logística. A empresa nasceu na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no transporte de cargas fracionadas.

A localização da Lotus Logística é bastante estratégica, com fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta, o que permite à empresa movimentar cargas com rapidez para toda a região do ABC, São Paulo, baixada santista e interior.

Para conhecer melhor as soluções da Lotus, entre em contato conosco pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *