Pixel do Facebook
Close

28 de maio de 2018

O que é paletização e qual a sua importância?

paletizacao

A paletização é um processo importantíssimo na logística de cargas. Mas por quê?

Como você deve saber, o processo de logística envolve uma série de tarefas que devem ser seguidas e cumpridas para que o transporte de cargas seja efetuado com total segurança.

A paletização é um desses passos fundamentais, e não pode ser negligenciado ou ignorado. Ele garante que os produtos que estão sendo transportados chegarão ao seu destino com total segurança.

Continue lendo o nosso artigo e descubra o que é paletização e qual a importância dessa etapa durante todo o processo de carregamento de cargas e transporte de mercadorias.

A relevância da paletização dentro dos processos de logística

A paletização é o processo de organização de cargas que serão transportadas até o estoque onde serão armazenadas. Isso acontece em cima de pallets, que são estruturas muito fortes e de fácil mobilidade.

Embora a madeira seja o material mais comumente utilizado nessas estruturas, existem pallets feitos com outros produtos, como plástico, borracha, aço e até papelão. Tudo vai depender do tipo de carga que será colocado e de qual material é mais adequado para cada modelo de pallet.

LEIA MAIS: Como fazer uma boa gestão de armazenagem logística

Essas estruturas são essenciais para a movimentação de cargas de maneira mais ágil e eficaz, e podem muitas vezes ser utilizadas em parceria com empilhadeiras, outro equipamento que dá suporte à movimentação das cargas.

Existem algumas cargas que exigem a fabricação de pallets especiais. Nesse caso, serão consideradas todas as características do produto que será transportado – peso, material, dimensões etc. Tudo isso é feito para garantir que o item chegue intacto ao seu destino.

Conheça as vantagens da paletização

Agora que você já entendeu o que é paletização e o quanto essa estrutura pode ser relevante dentro do processo de logística, confira duas importantes vantagens de sua aplicação:

Processo adaptável

A paletização pode ser adaptada a diferentes espaços e ajuda a organizar e controlar estoques de diversos tipos de produtos. Também é usada para trabalhar com cargas de pesos variados, sendo, geralmente, de material muito resistente.

Fácil manutenção

É muito simples manter os pallets, que são estruturas extremamente funcionais. É uma excelente opção para armazéns e adegas, locais onde os estoques são formados por cargas paletizadas.

LEIA TAMBÉM: Ganhe mais eficiência na armazenagem e movimentação de materiais

Filme stretch: um reforço extra na paletização

O filme stretch no processo de paletização envolve as cargas e oferece um reforço para mantê-las juntas e seguras. Além de evitar quedas durante o transporte, essa proteção extra diminui os riscos de avarias, especialmente nas embalagens de papelão.

O empilhamento em pallets deve ser feito de maneira muito bem distribuída e uniforme, garantindo que a carga não caia. Por isso, é importante que os profissionais de logística envolvidos no processo saibam distribuir as caixas conforme tamanho e peso.

Paletização e filme stretch são serviços oferecidos pela Lotus Logística. Estrategicamente localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a empresa tem fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

A Lotus pode ser sua parceira ideal! Para conhecer melhor as soluções da empresa, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *