Pixel do Facebook
Close

1 de outubro de 2018

Entenda como funciona o transporte multimodal de cargas

transporte multimodal

A utilização de diversos meios de transporte para locomover produtos e materiais tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque o chamado transporte multimodal permite tornar as operações logísticas mais rápidas, eficientes e sustentáveis, principalmente em grandes distâncias.

Com o objetivo de reduzir custos, o impacto ambiental e o tempo de entrega, as empresas têm apostado na utilização de dois ou mais veículos para transportar as mercadorias.

Nesse tipo de operação, é comum aliar o uso de caminhões, motos, navios, aviões, helicópteros ou qualquer outro meio de transporte, a fim de garantir que os produtos e materiais cheguem em segurança e qualidade ao destinatário.

 

Vantagens do transporte multimodal

Além de otimizar os prazos de entrega, a combinação de modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário possibilita controlar melhor os custos logísticos das mercadorias.

No entanto, para garantir de fato a eficiência do processo, é importante estudar o passo a passo do roteiro, as dimensões dos itens transportados e, claro, os prazos estabelecidos.

Somente dessa forma é possível identificar os melhores veículos a serem utilizados e, também, assegurar a qualidade do serviço e a segurança da mercadoria durante todo o trajeto.

Neste contexto, faz-se necessário a contratação de uma empresa de transportes e logística especializada, para traçar um itinerário inteligente, fazer a roteirização dos processos e garantir a segurança da carga, além de fazer a interface entre os vários meios de transporte, evitando dores de cabeça e problemas para os clientes.

Além disso, é importante garantir que os processos estejam alinhados à legislação. O operador de transporte multimodal (OTM) precisa ter registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para operações nacionais e licença emitida pela Secretaria da Receita Federal para internacionais.

Os documentos têm um prazo de 10 anos e são fundamentais para realizar o transporte multimodal. Ou seja, a contratação de uma empresa de logística especializada pode garantir o atendimento de todas as normas e padrões necessários.

 

Transporte multimodal x intermodal

Você provavelmente já ouviu falar no transporte intermodal, operação que utiliza dois ou mais modais para transportar cargas. Apesar da semelhança, essa modalidade é constituída por contratos isolados, ou seja, cada transportador é responsável apenas pelo seu trajeto – fretes separados e maior dificuldade na resolução de problemas.

Já o transporte multimodal é realizado sob um único contrato. Dessa forma, toda a operação logística dessa mercadoria está sob responsabilidade de uma empresa/operador de transporte multimodal (OTM) – da retirada e embarque dos produtos até os processos burocráticos e a entrega final.

E é justamente aí que está uma das maiores vantagens do transporte multimodal. O pagamento de um único frete e a contratação de uma empresa para realizar as entregas garantem a redução de custos e maior praticidade, já que utiliza a infraestrutura disponível da melhor forma possível.

Se você está em busca de um parceiro logístico que atenda à legislação e realize transporte multimodal de cargas, saiba que pode contar com a Lotus Logística. A empresa atua há mais de 10 anos no segmento de cargas fracionadas e está localizada na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Essa localização estratégica faz com que a equipe da Lotus tenha fácil acesso ao Porto de Santos e principais rodovias, como Imigrantes e Anchieta, o que permite a movimentação de cargas com rapidez para toda a região do ABC, São Paulo, baixada santista e interior.

Para conhecer melhor as soluções da Lotus, entre em contato conosco pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *