Pixel do Facebook
Close

3 de dezembro de 2018

Blockchain: de que forma essa tecnologia otimiza a logística?

blockchain

Você provavelmente já ouviu falar em blockchain, uma tecnologia que funciona como um grande “livro contábil” e é responsável por registrar os mais variados tipos de transações financeiras de uma empresa.

Com dados distribuídos e compartilhados de forma pública e segura, o sistema é considerado uma das maiores inovações dos últimos anos.

Basicamente, o blockchain consiste em armazenar as informações em blocos de dados, que contam com uma espécie de assinatura digital, e garantem que as informações ali presentes não foram e nem serão violadas.

Mas, o que isso tem a ver com a logística?

Bem, a utilização dessa tecnologia, desenvolvida para garantir maior segurança às transações digitais, tem se diversificado cada vez mais. O blockchain, que tem mudado a economia mundial, tornou-se também uma alternativa inteligente para garantir maior segurança nas operações e processos logísticos.

LEIA MAIS: Entenda tudo sobre logística 4.0

Isso porque, além de negociações que envolvem diversas empresas e tipos diferentes de negócios, o segmento tem processos complexos e extremamente operacionais, o que pode ocasionar falhas e problemas.

Nesse contexto, o blockchain vem para melhorar os processos e sistematizar de forma eficiente e inteligente o banco de dados e as informações.

Uma das maiores vantagens da utilização do blockchain no setor logístico está relacionada ao rastreamento das entregas. Com um banco de dados unificado e profissionais capacitados para acessar as informações necessárias de onde estiverem, é mais fácil resolver problemas, identificar atrasos e tomar decisões relacionadas à carga – mudança de rota, preços, entre outros.

O sistema beneficia, também, o cliente, que passa a poder acompanhar com mais detalhes a entrega do seu produto, sem medo. Afinal, a informação ali presente foi validada e, por isso, não pode sofrer mudanças.

 

Por que utilizar o blockchain?

A utilização do blockchain garante uma vantagem competitiva ao negócio. Com transações mais simples e processos otimizados, o sistema garante a redução de custos, já que há aumento na produtividade e agilidade na tomada de decisões.

LEIA TAMBÉM: Como uma torre de controle logístico pode otimizar processos?

Além disso, com as informações sempre à mão, as operações tornam-se mais confiáveis, melhorando a imagem da empresa no mercado.

Outro motivo que tem chamado a atenção das empresas é, justamente, a diminuição dos processos burocráticos. Como os dados são criptografados, validados e inquebráveis, não é necessário realizar auditorias constantemente e nem depender de sistemas comerciais antigos ou de taxas específicas, um ganho gigantesco para as organizações no que se refere a tempo e dinheiro.

Em outras palavras, investir em blockchain é abrir portas para um novo mercado e uma nova cultura operacional. O sistema, que anda de mãos dadas com o avanço tecnológico, é uma tendência no setor logístico e traz inúmeras vantagens para os negócios e para os clientes, eliminando processos demorados e reduzindo custos operacionais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre blockchain, que tal entrar em contato com a Lotus Logística e entender como a empresa aplica a tecnologia no seu dia a dia? Entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *