Pixel do Facebook
Close

19 de novembro de 2018

Como otimizar os processos de picking e packing?

packing

Fundamentais em qualquer operação, o picking e o packing consistem na seleção, separação e embalagem de mercadorias. Essas etapas precisam ser muito bem definidas e impactam diretamente no sucesso das vendas, especialmente as do comércio eletrônico, e fidelização dos clientes.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que 61% das lojas virtuais colocam o atraso nas entregas das encomendas entre os seus principais problemas.

Diante desse cenário, as empresas têm investido alto em operações logísticas de qualidade, a fim de evitar desgaste em qualquer etapa do processo. Do picking (separação) ao packing (embalagem) até o recebimento da mercadoria por parte do consumidor, os processos estão passando por mudanças que garantem a redução dos custos e maior eficiência operacional.

O picking, por exemplo, é responsável por aproximadamente 40% do custo com mão de obra, de acordo com dados do setor. Além disso, impacta diretamente no tempo e no ciclo de um pedido.

LEIA MAIS: E-commerce – dicas de como escolher o parceiro logístico

 

Como funciona o processo de picking?

A seleção dos produtos contempla diversas etapas e mão de obra (ou tecnologia). É preciso receber o pedido, ir ao estoque, separar o material, enviá-lo para embalagem, entre outras atividades realizadas no meio do caminho.

No processo de embalagem não é diferente, já que é preciso garantir que as caixas ou pacotes tenham o formato, material e tamanho corretos.

CONTINUE LENDO: Entenda a importância da embalagem para a logística

Atualmente, o processo de picking pode ser realizado de quatro formas:

  • Discreto: cada colaborador executa o pedido do início ao fim.
  • Por zona: o profissional atende apenas um tipo de SKU (Stock Keep Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque, em tradução literal).
  • Por lote: o operador atende um lote com vários SKUs diferentes.
  • Por onda: o colaborador atende apenas um SKU, mas com um intervalo de tempo, evitando o acúmulo na expedição.

 

Tecnologias auxiliam os processos de picking e packing

Para simplificar os processos e tornar as etapas de picking e packing mais ágeis e modernas, as empresas têm apostado em soluções e máquinas automatizadas.

Além de qualificados sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), as empresas contam com uma série de inovações. Algumas delas são:

  • RFID: localização de mercadorias por radiofrequência para controle de estoque e inventário.
  • Uso de robôs para otimizar processos.
  • Comandos de voz (voice picking), no qual o funcionário do setor recebe as informações por pedidos por voz.
  • Sistema de luz: separação que usa sistema luminoso para localização das mercadorias.
  • Sistemas automatizados de paletização.
  • Softwares para gestão de frotas.

Vale lembrar que a inovação não dispensa e necessidade de profissionais capacitados para realizar a gestão dos equipamentos e assegurar a qualidade do serviço.

Além disso, é importante investir no desenvolvimento profissional, em treinamentos para a equipe de logística e, claro, monitorar a produtividade e a qualidade de cada etapa do processo.

Neste contexto, escolher um parceiro de logística terceirizado pode ser de grande valia, já que conta com profissionais qualificados e sistemas inteligentes que integram as ações e garantem a gestão interna e eficiência da operação como um todo.

LEIA TAMBÉM: Transporte e armazenagem terceirizados para grandes empresas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre picking e packing e algumas formas de modernizar esses processos, avalie a possibilidade de contar com um parceiro logístico.

A Lotus Logística atua há mais de 10 anos no segmento de cargas fracionadas e está pronta para lhe ajudar.

Localizada na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, tem fácil acesso ao Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta. Essa localização estratégica permite à Lotus movimentar cargas com rapidez para toda a região do ABC, São Paulo, baixada santista e interior.

Para conhecer melhor as soluções da Lotus, entre em contato conosco pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *