Pixel do Facebook
Close

11 de junho de 2018

Conheça os benefícios do sistema just in time

just in time

O sistema just in time é uma forma da empresa reduzir desperdícios, custos e aumentar a produtividade. Neste processo, todas as mercadorias são armazenadas, produzidas e compradas somente de acordo com a necessidade.

Ao apostar nessa estratégia, evita-se o excesso e aumenta-se a efetividade tanto na produção quanto no transporte, que é feito para o lugar correto e na hora desejada.

O just in time (JIT), que em tradução literal significa “na hora certa”, foi criado nos anos 1950, no Japão, dentro da fábrica da Toyota.

Neste artigo, você vai entender como o just in time pode ajudar as empresas de logística a realizarem seu trabalho de maneira mais rápida e assertiva.

Como funciona o just in time na prática?

Uma das principais características do just in time é que só se solicita o material quando realmente existir a necessidade da sua utilização. Desse modo, a melhoria no processo de produção se dá por meio de um mecanismo de diminuição de estoque.

O sistema just in time possui algumas filosofias:

  • Estoques desnecessários são geralmente vistos como prejudiciais, por ocuparem espaço e terem altos investimentos.
  • O tempo menor de preparação leva à diminuição dos lotes de fabricação.
  • Há menos incidência de erros, pois deixam de ser considerados inevitáveis.
  • O foco está no fluxo dos materiais e não na maximização do uso da capacidade.
  • Maior ênfase na limpeza e ordem de toda a fábrica como algo fundamental para que se atinja os objetivos estabelecidos.

LEIA MAIS: Como fazer uma boa gestão de armazenagem logística?

Quais as vantagens do sistema just in time?

Em relação aos benefícios do sistema just in time, podemos dizer que o mais interessante desse sistema é a possibilidade de adaptação em diferentes exemplos de empreendimentos, onde basta apenas ter treinamento, habilidade, conhecimento do plano de negócio e organização.

Confira as vantagens do sistema just in time:

Redução de custos

A produção sob demanda permite uma diminuição substancial dos desperdícios, o que gera redução de custos em todo o processo de fabricação, isto é, da manufatura e de todos os recursos envolvidos, entre eles a energia.

Menos estoque

Ao armazenar e produzir apenas o necessário, ocorre a redução de estoques. Desse modo, gasta-se menos com espaços físicos. Em caso de necessidade, pode-se recorrer ao aluguel de galpões logísticos.

LEIA TAMBÉM: Transporte e armazenagem terceirizados para grandes empresas

Melhoria na comunicação

Um processo produtivo mais otimizado e um treinamento adequado da equipe reduz ruídos e melhora a comunicação entre os gestores e operadores logísticos. Essa relação melhora a qualidade das atividades realizadas e a satisfação de clientes e funcionários.

Maior gestão dos processos logísticos

Todos os dados envolvidos no processo ficam centralizados no sistema. Dessa forma, é possível avaliar os índices de qualidade de cada processo e criar rapidamente ações que possam trazer melhorias para a armazenagem e movimentação de materiais.

O sistema just in time simplifica e reduz as necessidades de ordem de serviço e de estoque, garantindo um maior espaço físico e diminuição do prazo de entrega e melhores serviços oferecidos.

A Lotus Logística oferece o just in time como uma de suas soluções. Com experiência de mais de 10 anos no transporte de cargas fracionadas, a empresa está sempre em busca de novos recursos para melhorar seus processos e atender às necessidades de seus clientes.

Por isso, a Lotus pode ser sua parceira ideal de soluções logísticas. Para conhecer melhor os serviços da empresa, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *