Pixel do Facebook
Close

25 de junho de 2018

Entenda tudo sobre logística 4.0

Logistica 4.0

Você certamente já ouviu muita gente falando em logística 4,0, não é? Essa evolução no setor vem para mostrar que os recursos tecnológicos influenciam e vão revolucionar ainda mais todos os setores da indústria.

E claro que o segmento de logística não poderia ficar de fora!

Já era esperado que os processos que envolvem recebimento, armazenamento, movimentação e transporte de materiais passassem por inovações. A tecnologia já é capaz de mudar a forma de gestão do setor e exigir das equipes uma capacitação e diversificação cada vez mais intensas.

O que podemos esperar com a chegada da logística 4.0? Vamos falar sobre este assunto em nosso artigo.

Qual é a principal proposta da logística 4.0?

Para entendermos as inovações que a logística 4.0 traz e ainda pretende trazer, precisamos voltar um pouco na história para entender os caminhos percorridos para chegarmos até aqui.

LEIA MAIS: Como funciona a engenharia logística?

Na Revolução Industrial, na Inglaterra do século XVIII, teve início a mecanização dos processos industriais. Naquela época, era utilizada uma grande quantidade de máquinas e equipamentos a vapor, o que garantiu uma rápida expansão dos negócios e da produção de bens de consumo.

Com o aperfeiçoamento de algumas técnicas de manufatura, surgiram a indústria 2.0 (século XIX) e 3.0 (XX). Elas viabilizaram importantes transformações, como a implantação de linhas de produção e a incorporação de computadores, robôs, softwares e outros dispositivos digitais em todos os processos.

Atualmente, fala-se muito em indústria 4.0, fase na qual entra em ação a total automatização das atividades nas fábricas e nos empreendimentos através de sistemas que utilizam inteligência artificial.

Além disso, devido a alguns recursos, como a computação na nuvem, a internet das coisas e outras inovações, atualmente podem-se colocar em prática alguns modelos de produção bastante avançados, o que garante um upgrade nas operações.

A principal proposta da logística 4.0 é explorar ao máximo os recursos tecnológicos para melhorar a relação com as pessoas e o processo produtivo das empresas, garantindo uma produção mais inteligente e capaz de produzir sempre mais.

Em relação à operação logística propriamente dita, a tecnologia permite acompanhar com mais efetividade e de maneira integrada as etapas do processo de engenharia logística. Com isso, transportadoras, fornecedores e até mesmos clientes podem ter mais acesso às informações de cada uma das etapas dos processos de manufatura, de vendas e de entrega.

LEIA TAMBÉM: Existe um modelo standart de logística?

Logística 4.0: tecnologia para inovação dos processos logísticos

Normalmente, os modelos tradicionais de logística são capazes de operar com muitos estoques e centros de distribuições desconectados. Essa postura traz como consequências perdas e grandes desperdícios, falta do controle dos estoques, aumento do lead-time, falhas e atrasos em entregas e mau aproveitamento dos equipamentos e das frotas.

Já na logística 4.0, o principal foco é na estratégia de negócio, cuja finalidade é sempre modernizar e otimizar toda a gestão da distribuição, redução de desperdícios, ganho de tempo e diminuição de custos.

No entanto, para que isso aconteça é preciso que haja um uso mais estratégico de softwares capazes de monitorar todas as etapas dos processos e as atividades do empreendimento.

Com a chegada da internet das coisas (IoT), os centros de distribuição conseguirão funcionar de maneira eficiente, já que diversos transportes, embarques e acondicionamentos ocorrem em locais diferentes e podem ser acompanhados em tempo real.

Além disso, os sistemas que são hospedados nas nuvens permitem o acesso de qualquer lugar e por todos os colaboradores, o que ajuda ainda mais a reforçar e disseminar todo o conhecimento do negócio.

Benefícios da logística 4.0

Em relação aos benefícios, a logística 4.0 preza sempre pelos processos mais integrados e modernizados, assim como a otimização do compartilhamento dos dados, elementos essenciais para um bom funcionamento da cadeia de suprimentos e recursos.

Confira outras características extremamente importantes da logística 4.0:

  • Boa gestão virtual dos armazéns e estoques;
  • Melhor utilização dos sistemas que garantem o rastreamento e o monitoramento de toda a frota;
  • Boa roteirização de trajetos para otimizar as entregas e reduzir os prazos;
  • Redução do lead-time;
  • Estoques mais reduzidos;
  • Visão bem mais completa e integrada de cada uma das cadeias de suprimentos;
  • Redução dos custos;
  • Mais segurança;
  • Utilização mais aperfeiçoada de equipamentos, insumos e frota;
  • Tomadas de decisões extremamente eficientes e qualificadas.

CONTINUE LENDO: 6 dicas para redução de custos logísticos

Assim, pode-se notar que a logística 4.0 é capaz de fazer com que o empreendimento se torne bem mais produtivo e competitivo. Por meio de algumas adaptações na empresa e a adoção de novas práticas, percebe-se um enorme aumento da eficiência e do desempenho.

A Lotus Logística possui mais de 10 anos de atuação no mercado de entregas fracionadas e sabe o quanto ao uso adequado da tecnologia pode otimizar processos e satisfazer com mais rapidez e eficiência as necessidades do cliente.

Por isso, a Lotus pode ser sua parceira ideal de soluções logísticas. Para conhecer melhor nossos serviços, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

2 Comments on “Entenda tudo sobre logística 4.0

Maria Inês
5 de julho de 2018 em 20:55

Vocês falam tanto mais não falam o que queremos saber. Vocês avisam quando vai entregar??? Se chegar no local e não tiver ninguém vocês voltam??? Avisam se vão voltar??? Fazem entrega no sábado???

Responder
Lotus Logistica
12 de setembro de 2018 em 10:18

Prezada Maria Inês, está empresa o qual você deixou o comentário/pergunta não é a mesma Lotus Logística Integrada Ltda o qual deveria cuidar com mais atenção da sua entrega. Nesse momento, infelizmente, não conseguimos ajudar. Equipe Lotus

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *