Pixel do Facebook
Close

18 de setembro de 2017

Logística Integrada: Como Funciona?

Logística integrada como funciona

Logística integrada é a união dos processos logísticos, desde a compra de um insumo para a produção até a chegada dele ao consumidor final.

Dessa forma uma logística integrada eficiente só pode ser alcançada com processos coordenados executados por um sistema de trabalho inteligente.

Um processo integrado de logística deve ser capaz de executar o planejamento, a implementação e o controle de todas as etapas de um processo – para que ele aconteça sem falhas, até chegar ao seu final.

Para que serve a logística integrada?

O sistema vem para que a empresa consiga ter a visão completa dos processos e etapas envolvidas. Esse é um ponto de extrema importância, pois possibilita que gestores busquem sempre melhorias no processo, contribuindo assim com o aumento da qualidade do produto ou serviço que é entregue ao consumidor final.

E, em um cenário cada vez mais competitivo, contar com um sistema logístico eficaz é fundamental para manter uma empresa no mercado.

A integração entre áreas no processo logístico

Essa integração, como já foi visto, envolve diversas áreas que se interligam. Normalmente, os setores envolvidos neste processo são:

Administração de produtos

Essa área trata de todo o processo, desde os insumos até a fabricação de produtos. Geralmente, o setor é responsável por negociar compras, cuidar do transporte, assegurar o controle de qualidade, fazer a gestão de armazenagens, entre outras funções.

O objetivo aqui é conseguir a redução de custos e promover um bom relacionamento com fornecedores e parceiros – além de otimizar a produção. 

Movimentação de produtos

O setor é responsável pelo transporte das matérias-primas que abastecerão a linha de produção. Também tem a função de assegurar o transporte adequado dos produtos em fase de processamento – da produção até a sua estocagem de forma adequada no armazém.

Distribuição

Setor que responde por enviar os produtos até os devidos postos de distribuição ou, então, para a venda ao cliente final. Visa garantir a qualidade da entrega, com agilidade e baixos custos.

Como melhorar a logística da minha empresa?

Como já comentamos, uma logística eficaz necessita de um sistema de logística integrada igualmente eficiente. Além disso, para alcançar bons resultados no processo se faz necessário otimizar a logística em geral da empresa.

Veja a seguir algumas sugestões de como otimizar os processos de uma organização, para que um sistema de logística integrado venha a somar na excelência dos serviços prestados pela empresa.

Agilidade e administração da linha de produção

A empresa precisa ter, primeiramente, todos os seus processos mapeados. Esse é o primeiro passo para a implementação de um processo de logística na organização.

Nessa fase, quanto mais informações e dados sobre os processos, melhor – pois através deles será possível identificar possíveis falhas e corrigi-las com o sistema de logística integrado. Assim, é fundamental ter um mapa do início ao fim de todos os processos.

Compartilhar o sistema de gestão com a cadeia de fornecedores

A falta de insumos para a produção é algo inadmissível nos dias de hoje, porém o excesso de materiais estocados também representa um problema bastante grande.

Excesso no estoque resulta em altos custos e, provavelmente, perdas financeiras, especialmente se os materiais forem perecíveis.

Assim, é importante que a cadeira de suprimentos esteja integrada, e que os fornecedores estejam alinhados com os processos e tempos de produção.

Com isso, os fornecedores reabastecem a empresa apenas quando os estoques atingirem níveis baixos de armazenamento.

Mas para que isso realmente seja possível é preciso contar com um bom sistema para gerenciamento da logística integrada, conhecido como ERPs (Enterprise Resource Planning ou em português Planejamento dos Recursos da Empresa). 

Antecipação de demanda para faltas e desperdícios

Ao antecipar o que falta e o que sobra no estoque, a empresa evita atrasar entregas ou desperdiçar produtos.

Fazer esse estudo não é tarefa fácil. A melhor forma de executar isso é observando o passado, ou seja, prevendo as fases em que existe uma maior ou menor demanda.

É preciso conhecer a fundo o seu público consumidor e os períodos em que consomem mais ou menos mercadorias. Dados históricos de vendas já resolvem o problema durante as análises.

Contar com bons parceiros

Isso é quase que uma ordem! Empresas que buscam excelência e aumento contínuo na qualidade procuram por parceiros igualmente interessados em se manterem ativos na competitividade atual do mercado.

Mas se lembre que, às vezes, tamanho e um bom marketing não são sinais de excelência. Atente-se a isso.

Estude o potencial parceiro, dialogue, firme compromissos e, assim, conte com as melhores parcerias possíveis para a empresa.

Integração de equipes

Para uma boa logística é necessário que todas as pessoas e setores envolvidos no processo estejam integrados. Aqui entra a importância de se contar com um eficiente sistema de gestão de logística integrada.

Integrando as áreas, as chances de falhas no processo reduzem muito.

Com isso, a satisfação do cliente fica garantida e a empresa se mantém mais competitiva.

Bons sistemas de gestão e integração

De nada adianta a boa vontade dos setores envolvidos na logística da empresa se não tiverem à disposição eficientes sistemas de integração e compartilhamento de dados e informações.

Só assim os setores podem identificar possíveis falhas, melhorar processos, reduzir custos, evitar gastos desnecessários e prestar um bom serviço para o cliente.

A escolha do software que fará essa integração é uma das questões mais importantes. O sistema de logística integrada deve ser completo e, ao mesmo tempo, fácil de operar, para que os envolvidos retirem dele o máximo de benefícios.

Monitorar a eficiência dos fornecedores

Seus parceiros podem ser bons fornecedores, mas, algumas vezes, podem cometer falhas que impactam diretamente no fluxo dos processos da sua empresa. Assim, vale sempre monitorar o desempenho dos fornecedores, para garantir a eficiência na cadeia de suprimentos do seu negócio.

Isso pode ser feito ao menos mensalmente, com uma apresentação de resultados, por exemplo, ou até mesmo semanalmente, diariamente ou online, através de algum software em nuvem.

Para garantir competitividade à organização, não basta a empresa ter o controle dos fluxos internos, mas também externos – já que dependem dos parceiros para que o seu consumidor final seja adequadamente atendido com presteza e excelência.

E não exite caso precise que os fornecedores se readéquem ou mesmo sejam substituídos. A busca pela excelência perante ao cliente deve ser sempre o objetivo final de uma organização.

Conclusão

Assim, para conseguir um bom fornecedor, estude, pesquise, analise, teste e só então escolha o melhor sistema ou parceiro para realizar o projeto de logística integrada para a sua empresa.

Mesmo que o projeto seja terceirizado, esteja presente e participe ativamente do dia-a-dia do seu parceiro, afinal ele é uma extensão do seu negócio e tudo o que ele faz ou deixa de fazer é, sim, um ponto de atenção.

4 Comments on “Logística Integrada: Como Funciona?

Rhayanne
16 de novembro de 2017 em 08:49

Necessito o contato da empresa lotus logistica integrada

Responder
Leonardo Oliveira
16 de novembro de 2017 em 09:58

Olá Rhayanne, agradecemos pelo contato.

Nossos canais de comunicação são através do email administrativo@lotuslogistica.com ou através do telefone (11) 4342-0990.

Aproveitamos também para informar que a Lotus Logística não pertence ao grupo de empresas que realiza entregas para marcas de cosméticos e e-commerces, pois temos recebido muitos contatos com a finalidade de esclarecimentos quanto ao rastreamento de entregas e encomendas de uma empresa que possui nome similar ao da nossa, porém não temos como ajudar.

Grato
Lotus Logística

Responder
Cid Pereira
19 de junho de 2018 em 12:30

Olá estou esperando minha mercadoria pedido 144850572 e até agora não chegou. Fineza entrar em contato comigo tel. 031 987732223. Produto da casas Bahia.

Responder
Lotus Logistica
12 de setembro de 2018 em 10:19

Prezada Cid Pereira, está empresa o qual você deixou o comentário/pergunta não é a mesma Lotus Logística Integrada Ltda o qual deveria cuidar com mais atenção da sua entrega. Nesse momento, infelizmente, não conseguimos ajudar. Equipe Lotus

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *