Pixel do Facebook
Close

24 de setembro de 2018

O que avaliar na hora de escolher um parceiro para terceirização de logística?

Muitas empresas têm apostado em um parceiro para terceirização de logística com o objetivo de garantir a eficiência do negócio e, claro, a fidelização dos clientes. Isso porque os serviços de logística são de extrema importância para uma empresa, uma vez que envolvem o transporte de materiais, a entrega de produtos e o relacionamento com os consumidores.

No entanto, com tantas opções no mercado, saber escolher o parceiro ideal se tornou fundamental. Por isso, neste post, vamos trazer algumas dicas sobre como escolher o parceiro de logística ideal, a fim de lhe ajudar a tomar essa decisão de uma forma cautelosa e garantir a qualidade dos serviços.

 

Como escolher um parceiro para terceirização de logística?

Com a demanda crescente e o segmento em alta, hoje em dia é muito comum encontrarmos diferentes tipos de empresas de logística. Enquanto algumas trabalham apenas com armazenamento de mercadorias e produtos, outras têm como foco o transporte e/ou o uso de dados, que prometem mais produtividade.

Neste contexto, é importante entender quais são as necessidades do negócio e o tipo de serviço que deverá ser contratado. Uma boa alternativa é optar por empresas que tenham uma gama de serviços e que permitem personalização de acordo com a demanda do cliente.

LEIA MAIS: Vantagens de contratar transportadoras em São Bernardo do Campo

Além disso, o parceiro para terceirização logística deve contar com uma infraestrutura compatível com as demandas do negócio – galpões, espaço, frota, profissionais qualificados, entre outros.

Deve-se também levar em consideração o tipo de produto comercializado e verificar se a empresa atende às necessidades – alguns deles exigem locais de armazenamento e transportes específicos. Por exemplo, os caminhões utilizados para transporte de congelados e outros produtos perecíveis devem ser equipados para o controle de temperatura e de luminosidade.

Em outras palavras, é preciso certificar-se de que o fornecedor possui capacidade e recursos suficientes para prestar serviços de qualidade e atender às demandas de forma adequada.

Outros itens como credibilidade, tempo de atuação no mercado e recursos de inteligência também são importantes, assim como a capilaridade geográfica. Essa última, aliás, deve ser olhada com bastante cautela, já que a terceirizada precisa atuar na área onde a empresa comercializa os seus produtos.

 

Vale a pena apostar na terceirização de logística?

De modo geral, muitas empresas optam por contratar um parceiro para terceirização logística para equilibrar as finanças, reduzir custos logísticos e evitar preocupações com encargos trabalhistas, como pagamento de férias, FGTS, 13º salário e outras questões. No entanto, a terceirização da logística pode trazer benefícios que vão muito além do custo. Veja:

Otimização dos processos

Os fornecedores de logística contam com equipamentos específicos e profissionais qualificados que entendem do negócio e dos processos de forma detalhada, o que permite melhorias na velocidade, qualidade, produtividade, entre outros.

Profissionais qualificados

Ao terceirizar a logística, a empresa passa a contar com prestadores de serviços que possuem conhecimento específico na área. Isso garante processos mais inteligentes e aprimoramento dos serviços.

Melhoria na qualidade dos serviços oferecidos

Uma das grandes vantagens de contar com um parceiro para terceirização de logística está relacionada ao fato de que as empresas podem focar seus esforços em estratégias de venda e outras ações mais relacionadas ao seu core business.

LEIA TAMBÉM: Características de um bom fornecedor de armazém logístico

Selecionar um parceiro para terceirização de logística não é e nem deve ser uma tarefa simples. Mas é importante para garantir o sucesso da sua empresa e, principalmente, fidelizar os clientes. Por isso é importante tomar essa decisão com calma e muita segurança.

Agora que você já sabe como selecionar um parceiro para terceirização de logística e quais as vantagens desse sistema de operação, que tal conhecer melhor o trabalho da Lotus Logística?

Nascida na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a empresa possui mais de 10 anos de experiência no transporte de cargas fracionadas, conta com uma frota moderna e versátil e outros serviços. Para maior segurança, contamos com rastreamento de carga em tempo real.

A localização da Lotus Logística é bastante estratégica, com fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta, o que permite à empresa movimentar cargas com rapidez para toda a região do ABC, São Paulo, baixada santista e interior.

Para conhecer melhor as soluções da Lotus, entre em contato conosco pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *