Pixel do Facebook
Close

17 de dezembro de 2018

Tipos de logística: qual deles se adequa melhor ao seu negócio?

tipos de logística

Existem diferentes tipos de logística no mercado, capazes de beneficiar todos os portes e perfis de empresas.

Do armazenamento ao manuseio de mercadorias, passando pelo transporte e distribuição, o segmento de logística é responsável por planejar, executar e monitorar toda a movimentação dos produtos e materiais, garantindo o prazo, a entrega e a satisfação do cliente.

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, só em 2017, o volume de serviços prestados pelo setor logístico cresceu 2,3%. Os números confirmam a importância do segmento, considerado um dos mais diversos e abrangentes.

 

Quais são os tipos de logística?

Atualmente, existem quatro principais tipos de logística: de suprimento, de produção, de distribuição e reversa, que garantem processos definidos e operações mais específicas, otimizadas e seguras.

Vamos conhecer cada um dos tipos de logística:

Logística de Suprimento

Considerada uma das categorias mais básicas de uma operação logística, a modalidade tem como objetivo gerenciar e planejar as etapas necessárias de um processo eficiente, reduzindo os custos e os estoques e melhorando os serviços.

Dessa forma, a logística de suprimento se faz necessária em quase todos os segmentos da indústria e, por isso, pode ser utilizada por grande parte das empresas.

Como atua no planejamento dos processos e gerenciamento de todas as etapas administrativas, como aquisição, estocagem e movimentação de materiais e mercadorias, esse tipo de logística garante o fornecimento de suprimentos, controle da utilização por parte dos funcionários e descarte do material usado, tornando o processo mais sustentável e inteligente.

Logística de Produção

Responsável pela gestão e controle dos materiais, mão de obra e informações do processo produtivo, a logística de produção garante a disponibilidade do item para o mercado e abrange todos os ambientes internos de uma empresa – do controle de fluxo à armazenagem e expedição dos materiais.

Muito utilizada por designers, engenheiros e indústrias, essa modalidade permite o planejamento desde o desenho até a montagem e fabricação dos produtos.

Logística de Distribuição

Como o próprio nome sugere, a logística de distribuição nada mais é do que o processo de distribuir os produtos e materiais. Ou seja, essa modalidade é responsável por organizar e transportar os produtos que estão em depósitos, estoques, entre outros.

Esse tipo de logística é responsável também por monitorar e controlar a forma como os materiais são armazenados e manuseados, bem como realizar o acompanhamento do estoque, sendo utilizado por atacadistas e lojas físicas.

Logística Reversa

Diretamente ligada ao meio ambiente e à sustentabilidade dos processos, a logística reversa tem sido cada vez mais utilizada por empresas que têm produtos e mercadorias que podem ser reintegrados em seus processos e estoque.

Amparada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esse tipo de logística tem como objetivo recuperar suprimentos utilizados em processos de montagem, de produção ou já consumidos, reintegrando-os ao estoque para reutilização.

Para se adequar à lei, muitas empresas têm estabelecido pontos de coleta para receber pilhas, geladeiras, impressoras, computadores, toners e até pneus, evitando que esses itens sejam descartados de maneira ecologicamente incorreta.

Para a aplicação desses tipos de logística na sua empresa, você pode contar com uma parceira para reduzir custos e assegurar a qualidade dos serviços prestados.

A Lotus Logística possui uma década de experiência com o transporte de cargas fracionadas. A empresa está estrategicamente localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, região que permite fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Se você está procurando uma parceira ideal de soluções logísticas, conheça todos os serviços da Lotus Logística! Entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de logística existentes no mercado, que tal entrar em contato com a Lótus Logística? Acesse o site e entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *